fbpx

Motor de reservas: uma parceria de sucesso com seu site!

Motor de reservas: uma parceria de sucesso com seu site!

Em um mundo em constante transformação, com consumidores cada vez mais exigentes, você já se perguntou como pode adaptar seu hotel a era digital?

Se você tem se feito esta pergunta, temos a dica de uma ferramenta estratégica para ajudá-lo: adotar um site com um motor de reservas!

Quer saber mais sobre esta poderosa ferramenta? Então confira a matéria que preparamos sobre este assunto! Boa leitura!

Motor de reservas como parte da transformação digital

A transformação digital vem implementando nas empresas uma nova realidade, no qual a tecnologia passou a ser utilizada de forma mais intensa.

Não é nenhum exagero afirmarmos que na era digital, a tecnologia passou a ser o centro das estratégias dos negócios, e isso não se limita apenas aos processos internos do hotel. 

O objetivo de toda esta mudança tecnológica busca, melhorar o desempenho, aumentar os lucros e melhor o nível de satisfação dos seus hospedes.

Entre essas soluções, no mercado hoteleiro, podemos destacar a importância de ter um site integrado a um motor de reservas como parte de um processo que vem contribuindo para melhorar a experiência para seus hóspedes e trazer mais receitas para seu hotel.

Mas afinal, o que é motor de reservas?

O motor de reservas é um sistema para hotéis, hostel e pousadas desenvolvido para o gerenciamento de reservas.

Através deste software é possível realizar a integração, de forma automática, entre um sistema de gestão hoteleira, como o SAMI HOTELEIRO, e o site do hotel. Ou seja, ele faz a comunicação entre ambos de forma eficiente, atualizando em tempo real a disponibilidade de quartos, datas e valores.

Esta ferramenta também é conhecida como “booking engine”, pois trás o conceito da tecnologia do e-commerce usado pelas OTA’s (Online Travel Agency – traduzindo para o português significa agências de viagens online) para dentro do próprio site do hotel.

Desta forma, é possível disponibilizar no próprio site e nas redes sociais a opção para os clientes conseguirem efetuar as reservas de forma direta, sem precisar sair da página, garantindo mais agilidade, praticidade e segurança ao processo efetuado.

 Vantagens do motor de reservas

Quando a automação das reservas é aplicada no site ela é capaz de transformar a maneira como o seu hotel opera. Com o uso desta tecnologia, o negócio se destaca dos concorrentes, trazendo mais qualidade em geral nos processos internos e no atendimento aos clientes.

A seguir, veja mais algumas vantagens que o motor de reservas pode proporcionar para seu negócio.

  • Aumento no faturamento do hotel

Um site por si só, já trás inúmeras vantagens, pois eles são a vitrine dos negócios na WEB, ou seja, além de mostrar seu hotel para o mundo, 24 horas por dia, ajudam a dar mais credibilidade ao seu negócio.

Quando associado a um motor de reservas, estes sites se tornam armas poderosas para ajudar a aumentar a conversão de visitas em reservas diretas, sem precisar do intermédio deagências de reservas online.

E sabe o que isso representa: essas reservas são livres de comissionamento, ou seja, todo o lucro com a hospedagem fica todo para o hotel!

  • Automatização de processos ajuda a evitar o overbooking

Uma das principais vantagens para as empresas ao automatizar os processos é o aumento da produtividade. Isso se dá em virtude a redução de tempo gasto com processos burocráticos e repetitivos.

Ao se eliminar o caráter manual da execução de algumas tarefas operacionais é possível direcionar a equipe para atividades mais estratégicas. Tente calcular a quantidade de horas que seus funcionários gastam cadastrando todos os dados dos hospedes no sistema, para conseguir efetuar uma reserva? Agora calcule o tempo gerando um arquivo de integração, para atualizar os dados das vagas disponíveis em todos os portais de reservas online?  Será que neste meio de tempo, algum novo hospede não está realizando uma reserva para o mesmo quarto, na mesma data?

Com a comunicação automática entre o sistema de gestão e o site, a oferta de quartos é atualizada em tempo real. Assim, seu hotel faz mais tarefas no mesmo tempo e ainda, melhora os resultados, evitando com isso, que ocorram erros manuais e um overbooking.

  • Melhora a experiência do usuário

Conforme pesquisa realizada pela MindMiners/ Paypal, 64% dos brasileiros preferem utilizar a internet na hora de contratar serviços de hospedagem.

Como se pode perceber, a jornada de compra se transformou. Hoje, basta acessar um site ou uma rede social para comparar preços de quartos e conseguir recomendações.

Com um e-commerce cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores é preciso repensar muito a questão de experiência do usuário, oferecendo as melhores tecnologias para que ele se sinta à vontade e seguro na hora de informar seus dados na hora de realizar uma reserva.

Como o Sami hoteleiro pode ajudar a automatizar suas reservas?          

Na hora de escolher um software para seu hotel ou pousada é essencial que ele contenha os recursos certos para que a transformação aconteça da melhor forma.

O Sami Hoteleira é um sistema de gestão hoteleria, que faz o gerenciamento das reservas, e que permite a integração do motor de reservas, junto com o site do hotel.

Por meio de um software especializado, o seu hotel ganha tempo e recurso para cuidar do que realmente importa: a satisfação do cliente. Entre em contato com a Sami para conhecer todas as ferramentas do SAMI HOTELEIRO!