Channel Manager: para que serve?

Você já ouviu falar em Gestão de Canal de Distribuição? 

No post de hoje, vamos decifrar o que é Channel Manager e qual a função dele dentro do negócio hoteleiro, a importância para hotel, pousada, aluguel por temporada ou hostel. 

Quando um turista vai procurar uma hospedagem, ele faz a procura por lugares disponíveis, pois não tem como alugar quando já está ocupado, exatamente é essa função do gerenciamento do canal de distribuição, deixar disponíveis as suas acomodações para potenciais turistas. 

Boa leitura!

O que é a Gestão de Canais de Distribuição? 

A gestão de canais de distribuição é muito importante na hotelaria, através dela, a disponibilidade das acomodações são distribuídas, para vários canais de reservas online.

Os canais podem variar entre as agências de viagens online como Booking.com, Expedia, Agoda, HostelWorld.

Os motores de metabuscas como o Google, Trivago; GDSs: Amadeu e Sabre, ou o mercado online, Airbnb.

Channel Manager 

É um Gerenciador de Canais muito utilizado na indústria hoteleira, é um software que automatiza a distribuição da disponibilidade de hospedagem em tempo real, ele faz as publicações para as reservas online, fica tudo centralizado em apenas um painel de controle, ele permite o controle de todos os portais de reserva em um único lugar. 

A tecnologia de um Channel Manager é só para rede hoteleira? 

A tecnologia de um Channel Manager pode beneficiar diversas empresas, desde as pequenas até as grandes empresas.

Se a sua empresa faz distribuição em mais de um canal, você precisa usar essa tecnologia, ela se paga com a economia de tempo, automatização de tarefas repetitivas que desgastam. 

Motivos para usar um Channel Manager

Ao usar uma tecnologia, os empreendedores ficam procurando motivos para aderir, em primeiro lugar podemos citar o aumento de receita, pode ter certeza que você vai lucrar mais, e o negócio hoteleiro necessita de uma receita maior para a sobrevivência do negócio.

Claro que não é somente a lucratividade que motiva a implantação de um Channel Manager na sua empresa, existem outros fatores muito importantes: 

  • Centralização: cada canal de distribuição tem a sua própria maneira de utilização, com o Channel Manager, não terá a necessidade de gastos extras com treinamento de equipe e gerentes, pois todo o trabalho vai ficar centralizado em um painel de fácil acesso. 
  • Eficiência: é muito importante para os futuros hóspedes ao pesquisar obterem resultados precisos, consulta de tarifa atualizada e disponibilidade do local, os dados estarão sempre sincronizados, diminuindo a chance de erros, isso faz com que aumente a credibilidade com o cliente.
  • Lucratividade: esse ponto é o mais importante para muitos, com a diminuição de erros, aumenta a receita. Com o controle dos canais de distribuição, seu hotel ou pousada estarão em mais portais, a exposição será maior, seria quase impossível fazer todo esse trabalho manual sem erros, atualização em tempo real e rápida.

Gostou desse conteúdo? Assine nosso blog e receba mais conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *