fbpx

Como controlar as finanças do seu hotel ou pousada

Ter o controle total do financeiro de um hotel ou pousada, não é uma tarefa fácil, pelo contrário, uma vez que os meios de controle não sejam seguros e confiáveis, podem ocorrer erros, e por se tratar de dinheiro, que é o ponto chave do negócio, nada pode passar batido, porque a queda poderá ser irreversível.

Só quem administra sabe o peso da responsabilidade em não deixar que nenhum registro se perca, é muito importante que na hora do fechamento, os valores registrados batem com o que tem no caixa físico. 

Pensando em ajudar você, preparamos algumas dicas de como controlar as finanças do seu hotel ou pousada sem falhas, associado a um sistema de gestão que tenha:

Caixa integrado

Com o caixa integrado, você poderá fazer os lançamentos separados por data e hora, tipos de pagamentos, entradas, saídas, onde o responsável poderá através de recibos controlar suas retiradas de caixa, que aparecem discriminadas, seja por qual for o motivo. Em casos de estorno o sistema deverá especificar por usuários cada retirada de valor ou inclusão pagamentos antecipados, comandas em geral de produtos ou serviços oferecidos.

Histórico disponibilizando data e hora, operação e a descrição do motivo do estorno, deixando nitidamente claro para que cada usuário saiba exatamente o que está fazendo e possa verificar e conferir cada valor antes do fechamento do seu caixa.

Fechamento de caixa diário ou por períodos de acordo com a administração de cada hotel ou pousada, dando segurança total  na troca de turno dos usuários, permitindo que cada funcionário seja responsável por todos os pagamentos lançados no sistema durante o seu expediente. Disponibilizando um recibo a emitir assinado por ele se comprometendo com o valor passado para o próximo usuário, podendo o outro assim também conferir o valor na hora do fechamento, para que não haja nenhuma confusão, caso algum valor não feche, o sistema também deverá deixar claro para os responsáveis, com a emissão de um relatório de lançamentos e fechamentos de caixa para conferência, separado por dia, mês ou qualquer outro período, conforme sua necessidade.

Estornos poderão ser feitos caso algum lançamento tenha sido feito de maneira equivocada, claro que, de acordo com as permissões, ficando registrados todos no relatório de caixa.

De forma organizada e bem visível, terão de ficar as seguintes informações no caixa: nome do usuário, data de abertura com o saldo inicial, entradas, saídas e o saldo atual.

Contas a receber

No contas a receber você precisará ter estas opções: controlar as contas por situação, conforme os filtros desejados, sendo elas por períodos ou qualquer data escolhida. Importante lembrar que na hora em que serão lançados os valores ao concluir o checkout, os tipos de pagamentos deverão ser vinculados ao contas a receber, passando instantaneamente a serem introduzidos neste controle até a hora da baixa e então serem direcionados para o caixa atual.

Este recurso terá que  conceder a emissão de da carta de cobrança  enviada por e-mail, compactar em arquivo zip ou abrir para conferência. O sistema precisará disponibilizar um relatório para que o responsável ou usuário permitindo uma visibilidade mais ampla e controlada dos tipos de pagamentos e suas datas.

Contas a pagar

No contas a pagar, deverão ser controlados os pagamentos a serem feitos aos credores, podendo incluir neste beneficio os  adiantamentos dos funcionários, disponível também a opção de informar ao sistema se as faturas já chegaram ou não, para que nada venha se perder, e o administrador possa ter suas contas em dia. Todos os documentos são separados por dia de recebimento, tipo de pagamento, quantidades de parcelas etc.

A medida em que as baixas vão sendo feitas, o usuário autorizado poderá através de um relatório detalhado verificar cada conta paga e então ter seu setor financeiro bem organizado e seguro.

Foi pensando na segurança financeira do seu hotel, que a Sami Sistemas desenvolveu um software que pudesse atender pequenos e médios hotéis, resolvendo problemas gravíssimos com a falta de controle nas finanças, trazendo segurança, praticidade e com certeza lucratividade em todos os aspectos.

O Sami Hoteleiro tem todo o controle financeiro que você precisa para administrar seu hotel. Com ele acabará de uma vez por todas  suas preocupações e dores de cabeça causadas pela necessidade de um software de qualidade que otimize seus processos e facilite o seu dia a dia e de seus funcionários. O Sami Hoteleiro ainda controla suas reservas e ainda faz a integração com os principais portais de reservas.

Aumente a eficiência, segurança e controle em seu hotel com o Sami Hoteleiro.