fbpx

A importância das notas fiscais para seu hotel

Muito se tem discutido acerca da importância das notas fiscais por se tratar de um recibo obrigatório emitido após a venda de um produto ou um serviço. Assim como outros documentos fiscais, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, também chamada de NFS-e, é um meio de notificação da venda para o correto recolhimento dos tributos descritos em lei. Em particular, a NFS-e é voltada para os serviços prestados pela empresa e emitida exclusivamente pela prefeitura municipal.

Para proporcionar comodidade e facilitar o seu dia-a-dia, é claro que o Sami Hoteleiro possui ferramentas específicas para lhe auxiliar na emissão da NFS-e! Hoje, contamos com a comodidade de poder emiti-las por dentro do próprio sistema, facilitando o processo entre o prestador de serviço, o hóspede e os órgãos públicos. Além disso, contribui-se na preservação do meio ambiente, visto que o sistema realiza o envio do documento por e-mail e a sua impressão torna-se necessária somente se solicitada pelo tomador.

Se você é um prestador de serviço e ficou curioso ou com alguma dúvida sobre a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), abordaremos, neste post, sobre a necessidade da emissão, seus benefícios e procedimentos. Então, continue nos acompanhando!

Quem pode emiti-la

A emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica deve ser realizada por qualquer empresa que presta algum serviço de forma principal ou secundária para o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviço), sendo responsabilidade do município, assim como o controle e credenciamento de empresas. Os atos consequentes do não cumprimento do repasse dos tributos exigidos por lei é descrito na lei nº 8.137/1990, no qual especifica sobre atos contrários a ordem tributária, a falsificação, as alterações de notas fiscais e a recusa de fornecê-las quando são obrigatórias.

No Sami Hoteleiro, a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é simples e flexível. Em uma interface amigável, pode-se tanto incluir mais de um serviço em uma mesma NFS-e, quanto separar serviços em notas distintas, contemplando diferentes tomadores de serviço (sendo um hóspede ou um consumidor).

Benefícios da NFS-e

Ademais, a emissão da NFS-e através do sistema possui inúmeros benefícios, são eles: 

  • Redução dos custos de impressão e armazenamento de documentos, visto que as notas fiscais podem ser encaminhadas por e-mail ao consumidor, armazenando-os em um computador local e na nuvem;
  • Redução dos erros de digitação no processo de emissão manual da NFS-e, nos quais podem ocorrer, quando realizado através do site da prefeitura;
  • Melhoria no gerenciamento das notas fiscais emitidas, como o cancelamento podendo ser realizado através do próprio sistema, sem a necessidade de acesso no site da prefeitura de sua cidade;
  • Praticidade na consulta dos documentos já emitidos, visto que podem ser visualizados com apenas alguns cliques;
  • Maior controle fiscal, evitando erros na tributação ou sonegação de impostos;
  • Agilidade e facilidade ao preencher as informações, reduzindo o tempo para realizar uma emissão, visto que o sistema utiliza as informações previamente cadastradas no cadastro de seu hóspede.

Backup e Certificação Digital

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é regulada pela prefeitura municipal e, como cada município é responsável por fornecer o serviço de emissão eletrônica, procedimentos relacionados ao envio e autenticação da nota fiscal variam de uma prefeitura para outra. Por exemplo, dependendo da prefeitura, a autenticação da empresa prestadora de serviço é realizada através de um usuário e senha, ou através de um certificado digital, no qual é uma assinatura eletrônica que dá proteção para transações e garante a autenticidade das informações.

Com a praticidade de fazer a emissão da NFS-e pelo sistema, você pode estar se perguntando: como vou apresentar ao contador as notas emitidas? Os arquivos gerados ficam armazenados em uma pasta local com todos os dados necessários. Ainda, os mesmos são salvos em um banco de dados na nuvem para que, ao fim do mês, você consiga estar encaminhando, se necessário, ao seu contador.

Além de facilitar a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), o Sami Hoteleiro oferece módulos completos para facilitar o seu dia-a-dia e diversos processos do seu hotel. Controle suas hospedagens, reservas, giros de estoque, fluxo de caixa, contas a pagar, e também os serviços de limpeza, assim como várias outras operações utilizando um mesmo sistema. Por fim, o Sami Hoteleiro ainda lhe fornece relatórios gerenciais, para que você tenha maior controle em cada área de seu negócio! Venha falar com um consultor e conhecer o nosso sistema!