fbpx

A organização dos talheres no restaurante do seu Hotel

Ter uma mesa bem arrumada é sinônimo de organização e boas maneiras. Portanto, essa prática deve ser muito bem vinda nos restaurantes do seu hotel. Manter um padrão de organização que siga regras de etiqueta faz toda diferença na hora de montar um mesa!

Tendo em vista todas as regras e maneiras de dispor talheres e copos, organizamos esse post com algumas dicas para você fazer bonito na hora de preparar a mesa de um almoço ou jantar. Confira essas dicas e aprenda a fazer uma organização incrível para os eventos do seu hotel!

O que é o mise-en-place?

Este é um termo francês utilizado para designar o ato de preparar uma sala de jantar e os materiais utilizados para uma refeição. Está diretamente ligado ao estilo do restaurante e da comida que serve, portanto, deve valorizar as características e particularidades do local.

Esta ideia de harmonização do ambiente tem como objetivo criar ambientes agradáveis e favorecer a permanência e/ou a volta dos clientes ao restaurante.  

O preparo desta sala de jantar deve respeitar a ordem geométrica na disposição dos talheres e dos móveis em geral, seguindo um padrão conforme o sentimento que o lugar produz. Se seu hotel fica na praia, por exemplo, seu restaurante deve oferecer pratos leves, utilizar cores claras e uma combinação simples de talheres.  

A importância dessa organização

Uma organização bem feita dos talheres na mesa faz toda diferença na hora da refeição. Como diz o ditado popular “comemos com os olhos”, é através do visual que se conquista as pessoas. Portanto, os seus hóspedes precisam sentir-se atraídos pelo que estão vendo para então serem cativados.

A disposição dos talheres na mesa é um ponto muito importante neste quesito. É através dela que você irá encantar os seus hóspedes e apresentar a eles um diferencial que não estão acostumados a ver em qualquer lugar. 

Você pode até usar isso a seu favor nas redes sociais do hotel, apresentando uma foto de uma mesa impecável pronta para um evento, por exemplo.

A posição de cada utensílio 

Para melhor se organizar, é importante saber a posição de cada objeto na hora de organizar a mesa. Confira onde você deve colocar cada um:

Sousplat: é o prato maior. Ele serve de base para os demais, protegendo a louça e servindo de decoração;

Prato de salada: é o primeiro prato sobre o sousplat e fica bem no centro do lugar destinado a cada pessoa (dois dedos da borda da mesa);

Prato de sopa: é o prato menor e fica sobre o prato de salada;

Garfo de salada: a posição deste garfo vai variar conforme a ordem que os pratos serão servidos. Se a salada for servida depois do prato da carne, então o garfo de salada fica à direita do garfo de mesa (como mostra a imagem). Caso a salada seja servida primeiro, a ordem então é: garfo de salada, garfo de peixe e garfo de mesa, da esquerda para a direita;

Garfo de peixe: é usado caso haja um prato de peixe no menu. Fica ao lado esquerdo do garfo de mesa;

Garfo de mesa (jantar): é o maior dos garfos e é colocado ao lado esquerdo dos pratos.

Faca de mesa (jantar): é a faca maior, que deve ser colocada à direita dos pratos (a dois dedos do prato), sempre com a lamina de corte voltada para dentro;

Colher de sopa: colocada ao lado direito das facas;

Faca de peixe: tem formato especial e fica à direita da faca de mesa;

Prato da manteiga: é colocado acima dos garfos e fica ao lado esquerdo da disposição dos pratos;

Faca de manteiga: apoiada diagonalmente sobre o prato de manteiga;

Talheres de sobremesa: são colocados acima dos pratos em sentido horizontal. A colher e a faca com os cabos voltados para a direita e o garfo para a esquerda;

Copos: São colocados no lado direito dos pratos acima das facas. Primeiro o de água, o de champanhe (quando houver), então o de vinho tinto e por fim o de vinho branco, dispostos assim da esquerda para a direita;

Guardanapo: é colocado ao lado esquerdo dos garfos ou sobre o prato base.

A imagem abaixo representa a maneira que você deve dispor seus utensílios de mesa da melhor maneira:

Linguagem dos talheres

A linguagem dos talheres tem o intuito de mostrar aos garçons e donos do restaurante qual foi o seu sentimento durante a refeição. Ela é válida para todos os lugares do mundo e por isso é bem importante conhecê-la! Confira como você deve dispor seus talheres em cada situação:

Pausa: você deve colocar os talheres abertos no prato, formando um triângulo. A faca deve ficar do lado direito e o garfo do lado esquerdo;

Aguardando o próximo prato: posicione os talheres em forma de cruz no centro do prato. O garfo deve ficar apontado para frente e sobre a faca;

Excelente: coloque os talheres em posição paralela na horizontal;

Satisfeito: posicione os talheres de maneira paralela na vertical. O garfo do lado esquerdo e a faca do lado direito.

Não gostei: cruze a faca entre os dentes do garfo.

Dicas de decoração

Como já dito anteriormente, um bom visual faz total diferença na hora da refeição. Portanto, você não pode pecar neste quesito!

De início, é importante analisar o “tema” geral do seu hotel. Você deve basear-se na localização que ele se encontra, o clima e a época do ano, os tipos de prato que serve, o que busca transmitir aos hóspedes. Então você poderá escolher uma decoração adequada para a preparação da sua refeição no restaurante.

Você precisa abusar da sua criatividade e inovar, não há regras! É recomendado apenas que você tenha moderação e não exagere, senão vai acabar criando um ambiente pesado e desagradável aos hóspedes.

Mas invista em cores, elementos especiais, detalhes, flores ou formas geométricas. Está tudo ao seu alcance, basta você criar!

Depois de saber todas essas dicas sobre a organização dos talheres e arrasar no seu próximo evento do hotel, está na hora de você vir conhecer os nossos sistemas! Contamos com um software completo para hotéis e pousadas. Você controla suas acomodações, reservas e hospedagens de maneira simples e prática. Está tudo ao seu alcance! Venha falar agora mesmo com um consultor e solicite uma demonstração. Venha fazer parte do time Sami!